Nos dias atuais há muitas preocupações para proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais em relação a furtos e todas as ocorrências em que estão expostos. Segue algumas dicas em como agir e identificar alguns casos, mas que se não colocados em prática, treinados e discutidos entre todos, de nada ajudarão
VOCÊ SABE IDENTIFICAR UM SUSPEITO?
Veja alguns detalhes que você pode observar para uma futura descrição verbal:
- Tipo de roupa, cor, detalhes (se houver);
- Cabelo comprido, curto, cor, solto ou amarrado;
- No rosto se está de óculos de grau ou escuro, cicatriz, sinais de acne, brincos, piercing;
- Nas mãos anéis, pulseiras, se tem falta de algum dedo;
- Nos pés sapatos, sandálias (cor, salto alto ou baixo) tênis, chinelos (cor, marca);
Todos esses detalhes são muito importante na hora de identificar um suspeito, por isso fique sempre atento.
ATITUDES SUSPEITAS
- Se o suspeito olha muito para fora da loja (como procurasse alguém);
- Se o suspeito olha muito o relógio (a pressa pode indicar alguma alteração);
- Se o suspeito faz ou recebe muitas ligações no celular no momento em que está comprando. Se possível com todo o cuidado tente ouvir algo, se a conversa for de teor suspeito fique atento aos próximos passos dele;
- Se o suspeito não escolhe preço, leva qualquer mercadoria ou reserva para buscar mais tarde, independente do preço;
- Se o suspeito tenta lhe envolver em alguma conversa, ganhando tempo, desinteressado na compra, mas perguntando muito sobre o funcionamento da loja, fique atento;
- Se entrar mais de uma pessoa na loja e você suspeitar delas, fique atento, uma delas vai tentar distrair você;
- O MAIS IMPORTANTE: crie códigos entre os funcionários da loja, tais como alguma palavra, ou frase, ou número de telefone, mas treine esses códigos, coloque em prática porque em caso de necessidade todos saibam como proceder;
EM CASO DE SUSPEITOS DENTRO E FORA DA LOJA
O que fazer? Mantenha a calma e tente identificar o(s) suspeito(s) usando das caracteristicas descritas no item 1
A quem comunicar? Tente manter contato com seu colega, se tiver condições acione o pânico da loja, e caso o suspeito(s) saiam da loja avise a Brigada Militar (190).
Caso você tenha uma empresa de segurança que faça rondas periódicas no seu estabelecimento solicite que o segurança desça da moto ou carro e converse com você ou dê uma olhada mais de perto, não somente dê aquela buzinada na frente e vá embora.
COMO PREVENIR E DIMINUIR O RISCO DE OCORRÊNCIA
- Não conte dinheiro/cheques em cima do balcão de atendimento ou que fique à vista do público;
- Mantenha os caixas, mostruários e gavetas que contém objetos de valor sempre chaveados;
- Não crie rotina, se tiver que sair com dinheiro da loja alterne horários, itinerários e pessoas. O procedimento correto é contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço (transporte de valores ou escolta armada).
- Jamais comente com ninguém a rotina da sua empresa, quanto menos pessoas souber o que você faz é melhor (principalmente se você é responsável pelo financeiro da empresa).
VOCÊ ESTÁ LEVANDO ALGO DE VALOR AO BANCO PARA DEPÓSITO E ACONTECE ALGO COMO PROCEDER?
- Jamais reaja, sua VIDA é mais importante;
- Procure acalmar o assaltante, e tente manter-se calmo;
- Sempre colabore e diga antes o que vai fazer, não faça movimentos bruscos;
- Procure guardar características físicas ou algum sinal com o qual você poderá ajudar a identificar o assaltante, e se puder tente pegar número de placa de moto ou carro.
Colocando em prática essas dicas você irá com certeza diminuir e muito o risco de um furto ou assalto em seu estabelecimento comercial