Cuidado ao viajar para outros países! Existem diversas peculiaridades entre as culturas mundiais. Informar-se e respeitar os costumes locais do seu destino turístico e a melhor maneira de evitar situações constrangedoras durante a viagem. A seguir, um resumo sobre dicas de comportamento que poderá ajudá-lo:
Na Arábia Saudita, arrotar após as refeições é um sinal de boa educação e de que você ficou satisfeito.
Na Itália, palitar os dentes após as refeições significa que gostou da comida. Mas na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria.
No Egito, deixe sempre um pouco de comida no prato durante as refeições, mesmo que você esteja com muita fome. Isso simboliza abundância, fartura e elogio ao anfitrião.
Na India, grande parte dos indianos e marroquinos tem o hábito de comer com as mãos.
Na Bélgica, come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto.
Em países Árabes, a mão esquerda é considerada impura, pois é destinada a higiene pessoal. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com esta mão.
Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos.
Na Mangólia, a culinária é exótica, mas não se assuste: um exemplo é a carne de camelo cozida.
Na Finlândia, rena ensopada ou frita são pratos comuns.
Na Tailândia, larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos.
Em Taiwan e Hong Kong, um dos pratos principais é a cobra frita.
Na Coréia do Sul, um prato de sopa de cachorro é considerado energético.
No Paquistão, homens e mulheres comem separadamente.
No Oriente Médio é proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiando automóveis. Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. Por lá, é comum encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles.
Na Ásia e Oriente Médio, ao visitar os templos religiosos, deve-se vestir roupas com mangas e compridas, em alguns tirar os sapatos. Sendo proibido tirar fotos no seu interior e tocar imagens e estátuas.
Na China, atos de assoar nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo. E deixar de beber todo o conteúdo do cálice num brinde é sinal de grave ofensa.
Na Rússia, nunca recuse um cálice de vodka ou qualquer tipo de bebida, isso é imperdoável, considerado um gesto rude.
Nos Estados Unidos, no Japão e em vários países da Europa, dar tapinhas nas costas durante um cumprimento é falta de educação. Um aperto de mãos já é suficiente.
No Tibete, mostrar a língua para outras pessoas, em algumas tribos é um ato de cumprimento.
Na Índia, encarar as pessoas nas ruas, é considerado uma forma de humilhação. Por lá, a vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.
Na Coréia do Sul, nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro.
No Japão, nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte. Também nunca coloque um cartão de visitas, que acabou de receber, no bolso ou escreva sobre ele, isso é sinal de grosseria. Portanto ao recebê-lo, segure-o na mão.
Na Indonésia, casais não devem se beijar em público.
Fonte: www.cezarliper.com.br