Hoje em dia existe uma variedade muito grande de lentes de contato a disposição, possibilitando visão de longe, de perto e até de longe e perto ao mesmo tempo com a mesma lente de contato. Isto faz que com que pessoas com mais de quarenta anos que usam óculos multifocais também possam utilizá-las.
O uso de lentes de contato pode ser indicado em praticamente todas as idades. Entretanto a indicação e a adaptação deve ser feita única e exclusivamente pelo seu médico oftalmologista.
Isto porque para usar lentes de contato leva-se em conta o grau da pessoa (que não é o mesmo grau dos óculos), é preciso que se examine o olho para ver se existe algum problema que necessite tratamento antes do uso. É importante que o formato do olho seja considerado para se escolher a lente que melhor vai ser adaptada, e também a maneira como o paciente quer usar as lentes.
Não existe uma idade mínima para o uso das lentes, podendo ser indicado até mesmo na infância em casos especiais, sempre à critério do oftalmologista.
É importante lembrar que o uso delas exige uma responsabilidade grande no manuseio e conservação para que não ocorram complicações sérias como infecções (úlcera de córnea) entre outros problemas graves que são vistos com frequência nas pessoas que colocam lentes sem orientações adequadas.
Para que o uso das lentes de contato corresponda às suas expectativas e necessidades, tenha sempre uma boa conversa com o seu médico, mesmo que o uso das lentes lhe pareça fácil, pois existem muitos detalhes que podem fazer a diferença entre um uso seguro ou não.