Popularmente conhecida como catapora, essa é uma doença infecciosa extremamente contagiosa. Transmitida pelo vírus Varicela Zoster, apresenta período de incubação em torno de duas a três semanas (período entre o contato e o aparecimento dos sintomas).
Pode ocorrer durante o ano todo, mas se observa maior incidência no final do inverno até a primavera (aqui no nosso país, de agosto a novembro), sendo comum o aparecimento de surtos em creches e escolas nesse período.
Período de Contágio: A pessoa que está com catapora pode passar a doença antes mesmo de saber que está doente. Cerca de dois dias antes de aparecerem lesões na pele, até o desaparecimento da última vesícula (bolha de água) a doença é contagiosa. O vírus se localiza na tal vesícula, e cada uma que rompe libera no ambiente uma quantia significativa de vírus, que pode ser adquirido pela via respiratória ou através do contato direto com as vesículas.
Sintomatologia: Como a maioria das doenças virais, inicia com mal estar, dor de cabeça, perda de apetite e febre. Com o surgimento das lesões da pele e mucosas aumenta o desconforto: prurido, dor na boca e dificuldade para alimentação. Os sintomas são variáveis de indivíduo para indivíduo, dependendo das condições de imunidade e da quantia de vírus contaminante. Recém nascidos, gestantes e pacientes com deficiência no sistema imunológico deverão ser monitorados com maior cuidado.
Diagnóstico: É essencialmente clínico. Há lesões de pele em vários estágios: pequeninas manchas vermelhas, vesículas, bolhas com um pequenino ponto escuro no meio e crostas (“cascas”) que se espalham por todo o corpo, inclusive couro cabeludo.
Tratamento: Visa reduzir o desconforto e minimizar complicações.
> Importante uma medicação (receitada pelo seu médico) para aliviar a coceira;
> Manter unhas curtas e limpas;
> Antitérmicos (não usar medicamento que contenha ácido acetil salicílico);
> Isolamento domiciliar, para evitar contágio;
> Higiene adequada das lesões;
Complicações: Infecção secundária das lesões de pele, pneumonia, encefalite, hepatite, artrite, infecção generalizada, complicações hemorrágicas, síndrome da varicela congênita, e até mesmo óbito.
Prevenção: Poderá ser feita através de vacina em crianças a partir de nove meses. Não é disponibilizada pela rede pública, a não ser em situações especiais.