Você é o VIP nº 3988472


Dicas do Pediatra

Por Dra. Margaréte F. dos Santos - Pediatra - CRM 18342
e-mail: margarete@sinos.net

ALERGIAS

Toda alergia é uma reação do sistema imunológico (de defesa) do organismo a um determinado agente (alergeno). Portanto não há alergia na primeira exposição.

Os alergenos podem estar em qualquer lugar, mas principalmente dentro da nossa própria casa. São os ácaros encontrados na poeira doméstica, nas roupas de cama; fezes de barata; mofo, pêlos de animais domésticos, bichos de pelúcia, fumaça de cigarro, pólen; alimentos, remédios, corantes, etc. As crianças são mais predispostas aos processos alérgicos devido à imaturidade do sistema imunológico. Se houver história familiar positiva para algum tipo de alergia, a chance de manifestações alérgicas aumenta significativamente.

O fator de prevenção mais precoce e mais importante é a amamentação - de preferência exclusiva até os seis meses de vida. O contato precoce do bebê com alimentos de origem externa poderá ser uma espécie de “gatilho” para o desenvolvimento de alergias no futuro.

Evitar tapetes e carpetes no quarto das crianças; encapar travesseiros e colchões com tecidos impermeáveis, não varrer a casa (somente passar pano úmido), além de não usar produtos de limpeza com cheiro forte são algumas medidas de fácil execução e de boa resposta na prevenção e tratamento das alergias (principalmente de ordem respiratória). Abrir portas e janelas para que o sol entre nas casas e para que o ar seja renovado é uma das medidas mais simples contra os processos alérgicos.

E deixe seu filho brincar ao ar livre. Com certeza ele será mais feliz e apresentará menos manifestações alérgicas!

Páginas 1 2 3 4 5


voltar ao topo