As opiniões divergem quando o assunto é a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil em 2014. Num país de terceiro mundo, onde a pobreza e a corrupção ainda predominam, a paixão pelo futebol consegue ofuscar os problemas e fazer com que o brasileiro sonhe com um grande espetáculo. Se o país tiver a estrutura necessária para receber os jogos, a Copa vai mesmo acontecer aqui, e indiscutivelmente, quando o assunto é futebol, qualquer empecilho se resolve neste país.
Portanto, daqui a três anos o Brasil irá sediar a Copa do Mundo e muita obra ainda precisa ser feita. De acordo com informações do portal G1, o país vai precisar criar mais de 700 mil vagas de emprego, pois faltam profissionais em várias áreas e quase 30 bilhões serão gastos na preparação para o mundial. A estimativa é que o evento gere 332 mil empregos permanentes e 381 mil temporários.
Nossa capital, Porto Alegre, é uma cidade sede, e para isso precisa realizar, entre muitas melhorias, a implantação do metrô e a reurbanização da orla do Guaíba. Além disso, o estádio Beira Rio, do Esporte Clube Internacional está sendo reformado, e o Grêmio, está construindo um novo estádio na saída de Porto Alegre, próximo à BR 116 e do seu entroncamento com a nova rodovia BR 448.
Estes são alguns dos investimentos que surgiram para atender a demanda da Copa, mas depois que tudo estiver pronto, uma outra etapa se inicia: o momento de receber os turistas. Profissionais que trabalham diretamente com o público vão ter que saber se comunicar e receber bem os visitantes, por isso, aumenta a importância de dominar um idioma ao menos, e de preferência, o mais falado no mundo, o inglês.
Aqui em Novo Hamburgo, temos o exemplo da iniciativa dos soldados do Corpo de Bombeiros da cidade, que neste semestre iniciaram aulas de Inglês no Yázigi, a fim de se preparar para os jogos mundiais, já que o município, tem grandes chances de ser uma sub-sede da Copa. Eles precisam garantir a segurança dos turistas e para isso há a necessidade de saber se comunicar.
O Yázigi possui o curso To The Point. É um curso de inglês para formar prestadores de serviços que atendam turistas. O objetivo é capacitar os mais diversos profissionais como taxistas, copeiras, garçons, recepcionistas, vendedores, policiais, que fazem atendimento ao público no seu dia a dia e querem se diferenciar, podendo dar o primeiro atendimento para um estrangeiro na língua inglesa. Ao final do curso o aluno recebe um guia prático para consultas rápidas, que faz a aplicação do aprendizado mais fácil, mesmo com o passar do tempo.
As oportunidades estão mais do que óbvias, e estaremos quase no final de 2011 coloca 2014 muito próximo. É hora de parar e analisar as chances de abrir um novo negócio, ser promovido no trabalho e além disso, ter a chance de interagir com pessoas do mundo todo, sem precisar sair do país
Daiana Lenz
Jornalista | Mtb 14.183