Há alguns anos quando se falava em globalização, não se imaginava que a tecnologia traria tanto acesso e tantas oportunidades. Fato visível hoje, principalmente, no comportamento dos jovens, a chamada geração “Y”, onde a internet é o principal meio de entretenimento e trabalho. Eles estão conectados 24 horas por dia e o mundo virtual faz parte do dia-a-dia, influenciando em suas atitudes, tanto culturais como de consumo.
E quando se fala em um cidadão do mundo e não apenas em um cidadão de um ambiente micro, as oportunidades que surgem são bem maiores, mas para aproveitá-las é necessário saber se comunicar. É o que explica Michael Skapinker em uma publicação deste mês do Financial Times; ele conta que em seu primeiro emprego como professor de inglês no Porto Grego de Pireu, descobriu que os alunos tinham encontrado a chave para o mundo do trabalho.
Segundo Skapinker, o British Council, organização que promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, cultura, esportes e educação, lançou um relatório que mostra porque tantas pessoas querem aprender inglês. A pesquisa apontou os benefícios do idioma para indivíduos e grupos. Indicadores quantitativos de Camarões, Nigéria, Ruanda, Bangladesh e Paquistão foram baseados em entrevistas com empresas nos cinco países. Um dos resultados mais interessantes do relatório mostrou que quem fala inglês ganha 25% mais do que os colegas que não falam o idioma. Esta é a média; no entanto na Ruanda, em alguns postos de trabalho, a diferença chega a 181%.
Michael destaca que empresas estão construindo as operações em mercados emergentes. A Walt Disney abriu uma cadeia de escolas de Inglês para crianças na China, personagens como Mickey Mouse e a Pequena Sereia fazem parte da didática das escolas. Além disso o avanço da tecnologia também vem ao encontro desse crescimento. John Fallon, chefe da empresa Pearson de educaçao internacional, revela que a fusão de tecnologias móveis e laptops abre novas perspectivas e permite que as escolas passem a oferecer aulas para alunos de vários países ao mesmo tempo.
O Inglês deve ser a corrida do ouro do século 21 e o cenário atual mostra o quanto o idioma é essencial para as empresas e o quanto os brasileiros podem se destacar no exterior. Se cada um investir em si mesmo e ter a visão de que muitas portas estão se abrindo mundo afora, cada vez mais o Brasil pode, gradativamente. ir ganhando maior espaço no cenário mundial.
DAIANA LENZ
Jornalista | Mtb 14.183
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