FIBROMIALGIA é definida como uma Síndrome Reumática Comum Não-Articular, caracterizada por dor muscular em múltiplos pontos, focal à apalpação, a qual é agravada com a inatividade e com o frio.
Esta síndrome vem acompanhada por distúrbios de sono, fadiga, cefaléia e depressão, tendo uma relação importante com o stress. Dentre as possíveis causas subjacentes da Fibromialgia, temos a alteração do sono, alergias inespecíficas, desequilíbrio químico cerebral, stress e esforço físico.
Sabe-se que a pessoa com este quadro sofre de um distúrbio na fase 3 e 4 do sono não REM, fase esta onde ocorre a liberação do hormônio GH, o qual tem como uma das suas funções a recuperação da fibra muscular. Logo se entende quão importante é a qualidade do sono nestes pacientes.
A partir deste conhecimento da dinâmica da Fibromialgia a Nutrição Ortomolecular tem condições de atuar positivamente, promovendo uma melhora significativa do quadro, pois se estabelece o equilíbrio entre os nutrientes e os hormônios responsáveis por este quadro.
TRIPTOFANO: Aminoácido precursor da Melatonina, hormônio responsável pela qualidade do sono.
VITAMINAS DO COMPLEXO B: Nutrientes que promovem o estímulo sensorial nervoso e muscular.
LACTOBACILUS: Corrige a disbiose intestinal, pois se sabe que grande parte da Serotonina é produzida no intestino delgado.
CÁLCIO e MAGNÉSIO: Minerais responsáveis pelo estímulo da contração muscular.