Ponha em sua cabeça: ninguém vende aquilo que não conhece. No ramo imobiliário isto é muito importante: o arquiteto, o engenheiro e o mestre de obra conhecem profundamente a obra, mas não vendem. Você tem que ter o conhecimento sobre detalhes da obra, suas condições de venda e... Vender.
O "folder", o anúncio nos jornais e TV, mostram a superficialidade. O cliente, hoje muito mais informado, mais exigente, com maior gama de ofertas à sua disposição, vai a fundo nas perguntas técnicas - qual o tipo de fundação? Quais as firmas encarregadas das instalações elétrica e hidráulica, da pintura e qual o fornecedor das tintas? "Quem é o engenheiro responsá vel, qual a construtora, qual a incorporadora e que ou tros prédios já incorporou? Qual a marca dos elevado res, qual a capacidade da caixa d'água", e assim por diante. Parece estranho, mas cada dia mais clientes fazem estas perguntas e, por incrível que pareça, são as mulheres que mais perguntam e querem mais detalhes, tais como: segurança? Quem deverá se encarregar da administra ção, etc.
Esteja preparado. Não é tão difícil. Afinal você de seja ser um bom corretor de imóveis.
É muito importante, e isto é óbvio, que você saiba interpretar uma planta. Reconheça sua escala, consiga "ler" uma planta baixa, identificar cortes, planta de situação etc. É incrível o número de corretores que ainda tem dúvidas sobre como manusear uma planta. Uma dúvida qualquer, frente ao cliente, é extre mamente vexatória.
Afinal, você tem por obrigação conhecer o imóvel que está vendendo, em todos os seus detalhes, para que possa justificar o preço pedido, o seu justo valor.