A tranqüilidade em ambiente de convívio com os baixinhos, requer inspiração e também muita transpiração. Um ambiente harmônico, com aconchego e atrativos, contribui para a calmaria desejada. O dormitório infantil em tons claros e suaves, ajudam na harmonia. O bege e cru, o verde e o lilás favorecem o bom resultado. A Casa Cor RS 2010 apresentou espaços criados por renomados arquitetos. Destacamos os ambientes de Karine Queiroz, Cíntia Aguiar e Karen Haas.
Uma boa opção para começar a decoração do dormitório infantil é posicionar o berço ou a cama. A partir daí podemos distribuir o guarda-roupa e bancadas. Uma poltrona reclinável é prática e confortável e se transforma em cama auxiliar.
Móveis com materiais laváveis e resistentes, em cores claras, sem cantos vivos, favorecem o movimento, com opção pelas formas arredondadas. No piso, laminados de madeira ou vinil, tapetes emborrachados ou carpetes antialérgicos sobre manta de látex, oferecem segurança e aquecem o ambiente.
Exercitar e estimular o gosto por jogos e brincadeiras, diminuem a solicitação de atenção dos adultos e ajudam a liberar energia. Após, o sono será bem mais tranqüilo. Posicionados em altura adequada, espelhos ampliam e estimulam o desenvolvimento. A criança gosta de observar sua movimentação, sua fala e gestos.
Para a iluminação, Dimmers regulam a intensidade de luz. As cortinas devem ser práticas e laváveis, assim como as persianas, sendo esta uma boa opção.
Habilitando o espaço com um local para descanso e outro para brincadeiras e armários para guardar brinquedos, torna-se uma forma de educar.
Pequena área de estudo é essencial a partir de uma certa idade, em local iluminado, de preferência junto à janela. Não esqueçamos dos livros e jogos educativos. Assim como a música, histórias aumentam o potencial criativo e lúdico.
Bem, as imagens falam por si só. Vivenciar esta fase da vida com a movimentação da criançada, alegra o ambiente. Mas não podemos dispensar momentos de silêncio, necessário para a boa harmonia de todos.