No nosso clima frio, a LAREIRA tem espaço especial em nossos ambientes. Aquecidos com a nova tendência em lareiras a gás, embutidas em paredes inteiras ou ao lado de bancadas com objetos e iluminação indireta, são alternativas diferenciadas para sair do lugar comum.
A chama da lareira pode ser colocada no interior de pedras, onde ficam os bicos de gás. O calor é enviado ao ambiente de forma limpa e prática e o resultado, um ambiente aquecido.
Podem ser encontradas em larguras de 40 cm a 1,70 m e capacidade de aquecimento para ambientes de até 90 m2. Alguns modelos dispensam chaminé. Devem possuir certificado estabelecidos pela NBR 13.932, da ABNT. Há alguns cuidados importantes, como a existência de válvula para bloquear a passagem de gás, caso o fogo apague.
As lareiras são dimensionadas de acordo com a metragem cúbica do ambiente. Mesmo as clássicas, de alvenaria, podem vir prontas, com a peça, a tubulação, os refratários e os isolamentos, e requerem chaminé dimensionado conforme o tamanho da lareira, para boa exaustão.
Não podemos dispensar esta obra de arte, seja a lenha, a gás ou elétrica. Há os que não trocam o barulho e o cheiro da lenha por nada. Escolha o que melhor se adapta ao seu estilo . Um ambiente aquecido é acolhedor e propicia momentos agradáveis de descanso. Que venha o frio e que nos encontre preparados para desfrutar do prazer de estar aquecido com muito carinho e aconchego.
Ambientes amplos, dormitório e banho são valorizados pela lareira a gás embutida na parede.
De Luciana Tomas
Lareira a gás em ambientes conjugados - estar e cozinha.
De Elaine Carvalh
Uma impactante sugestão para lareira de canto. Pré-montada (Construflama) de mármore branco Espírito Santo (Pantanal) e pedra canjiquinha.
De Paula Gambier
Ambiente de estar aquecido com lareira a gás e materiais como a madeira ecológica
Separação sutil de ambientes de estar e jantar com lareira a gás.
De Márcia Leitão