O movimento OUTUBRO ROSA tem sido comemorado em muitas partes do mundo, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
Monumentos e locais históricos são iluminados de rosa, com a intenção de ressaltar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de mama.
A primeira iniciativa do OUTUBRO ROSA vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo/SP, e aos poucos, algumas cidades do Brasil tem iluminado de rosa alguns monumentos, como em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades.
O importante é, na realidade, lembrar o assunto durante o ano todo, não apenas no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial.
Aconselhamos todas as mulheres que tenham atenção com a sua saúde, em especial, com algumas medidas dietéticas e comportamentais, como uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos, ingestão de álcool em excesso, obesidade, restringindo o consumo de carne vermelha, preferindo carnes de aves e peixes, além da prática de exercícios físicos e não fumar.
Após os 40 anos de idade, toda mulher deve iniciar seu controle com exames de imagem. O exame de escolha é a mamografia, capaz de detectar lesões muito iniciais.
A ecografia é usada para complementação da mamografia, em casos indicados, ou para investigar anormalidades clinicamente detectadas em mulheres com menos de 30 anos.
A ecografia não deve ser usada como único método de imagem para detecção do câncer de mama.
As campanhas visam a detecção precoce, o que significa altas taxas de cura.
Faça suas revisões periódicas!
Dra. GABRIELA SANTOS
Médica Mastologista
CREMERS 24627