Você é o VIP nº 3990047


Dicas de Câncer de Mama

Por Dra. Gabriela R. dos Santos - Médica Mastologista - CRM 24627

CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS

A maioria dos autores considera como jovens as mulheres com menos de 35 anos, embora alguns citem como 40 anos essa idade de limite.

 

Apesar de ser menos frequente em pacientes com idade inferior a 40 anos, a incidência do câncer de mama em mulheres jovens vem crescendo nos últimos anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o diagnóstico em pacientes jovens subiu de 3% para 17% do total de casos nos últimos anos. Segundo especialistas, os números inspiram cuidados e preocupam especialistas da área, já que a mulher jovem - por ter mais tempo de vida pela frente - acaba sofrendo mais com os efeitos colaterais do tratamento da doença.

Alguns estudos estimam que cerca de 2% das mulheres com câncer de mama tenham entre 20 e 34 anos e que 11% tenham entre 35 e 44 anos.

 

O quadro clínico não se diferencia das pacientes com faixa etárias mais elevadas, sendo a queixa principal de nódulo mamário. Os exames para investigação também não variam dos feitos em pacientes mais velhas, entre eles: mamografia, ultrasonografia mamária, biópsia por agulha. Em alguns casos, estará indicado a realização de ressonância magnética, principalmente, com o objetivo de avaliar a extensão da doença.

O tratamento segue a mesma linha para outras faixas etárias.

 

A quimioterapia nas pacientes jovens é indicada, assim como nas pacientes com faixa etária maior, individualmente, estratificando-se o risco da doença de cada paciente. Importante salientar nessa faixa etária é a preservação da fertilidade dessas pacientes, visto que muitas ainda não apresentam a prole constituída.

 

Dentre os métodos de preservação está a congelação do tecido ovariano. Esse é um ponto de extrema importância e sempre deve ser discutido com a paciente e opções de preservação da fertilidade, mesmo que nem sempre com sucesso, devem ser oferecidas

Páginas 1 2 3 4 5 6


voltar ao topo