Tenho observado em várias empresas que presto consultoria, que muitas delas fracassam principalmente porque seus líderes cometem erros imperdoáveis. A liderança é o coração e a alma da boa administração empresarial. Ninguém administra uma empresa baseando-se apenas no resultado dos números, reorganizando o organograma ou aplicando as fórmulas trazidas da faculdade.
O que faz o sucesso financeiro de uma empresa, são as pessoas que alí trabalham, e vou ainda mais longe, pois a qualidade da liderança é o ingrediente mais importante na receita para obter sucesso nos negócios.
Tem um ditado que diz que “aos homens se ensina a falar, às mulheres a escutar”. Então acredito que as mulheres estão em vantagem, pois os bons líderes são os bons ouvintes. Deus nos deu dois ouvidos e uma só boca, para que possamos escutar o dobro do que falamos. Quando você escuta, o benefício é dobrado, pois você recebe a informação necessária e faz a outra pessoa sentir-se importante.
A habilidade de ouvir com atenção tem implicações muito maiores, seja ouvindo seus colaboradores, ou simplesmente no fechamento de uma boa venda. Então não esqueça... “Aprenda a ouvir”.
CONTROLAR RESULTADOS
É absolutamente normal que todas as pessoas atuem de forma diferenciada, algumas são simplesmente mais produtivas que as outras, não importando o cenário do negócio que ela administre.
Em muitos casos, o erro está concentrado somente na obtenção de resultados imediatos, o que na verdade os líderes deveriam se empenhar na atividade e nos hábitos de pensamento de seus colaboradores, pois é necessário que a mente aceite o pensamento; levando que se crie sensações; por sua vez, as sensações afetam a atividade; a atividade gratificante conduz aos hábitos que no final geram os resultados. Tente utilizar esta técnica e sinta a mudança na produtividade.
DIRIGIR TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA MESMA MANEIRA
O líder que tenta dirigir toda sua equipe da mesma maneira, estará acumulando uma série de frustrações, pois jamais obterá o resultado traçado, justamente por trabalhar com pessoas de pensamentos e atitudes diferentes.
Tente motivar cada funcionário individualmente e não em reuniões conjuntas, que na maioria das vezes não leva a grandes resultados.
Observe mais atentamente seu funcionário, quando ele chega para trabalhar, e se sentir que ele não chegou bem, chame-o para dar uma volta pela empresa e converse com ele sobre vários assuntos, até chegar no ponto chave, para descobrir qual o problema que o está aborrecendo e tente ajuda-lo, motivando-o. Posso lhe garantir que o resultado será surpreendente.
ESQUECER A IMPORTÂNCIA DOS LUCROS
Não é de se surpreender que muitos líderes empresariais rejeitem suas ligações com lucros, pois os primeiros cortes serão feitos em desenvolvimentos de novos produtos, na publicidade e até mesmo no quadro geral de funcionários. Isso acontece porque eles esquecem sua relação direta com os lucros financeiros, e descobrem que para comandar uma empresa de sucesso é similar ao trabalho de um malabarista que tenta conservar cinco balões no ar, sem furar nenhum deles. Quatro desses balões são brancos e um vermelho. Nos balões brancos, um está escrito PRODUTO.
O líder nato é aquele que, como o malabarista, não importa o que aconteça, nunca deixará o balão vermelho cair, nem murchar, tampouco estourar, pois sem LUCROS, uma empresa com ótimo produto, a mais alta imagem, uma equipe dedicada e as reservas financeiras impressionantes, com certeza logo terá dificuldades.
FALHAR NO TREINAMENTO DE SEUS COLABORADORES
Muitos líderes não sabem a diferença entre Instrução e Treinamento e isso acaba impedindo de ajudar seus colaboradores a desenvolver suas próprias capacidades.
Instrução é proporcionar conhecimento. Treinamento requer um grau de organização mais alto, pois avalia o que o pessoal pode desempenhar.
LEMBRE-SE que toda empresa de grande porte, um dia já foi pequena, e para crescer adotou a filosofia empresarial de correção de erros. Pois a razão da existência e permanência das grandes empresas é a de “ajudar os outros a se ajudarem a si mesmos”, seja em serviços e produtos, em compradores e clientes, em empregados e concorrentes e em lucros