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Visão de Negócios

Por Kátia Della Tôrres
e-mail: katiatorres@vipsdosul.com.br

COMO FORTALECER E MANTER O SUCESSO DE UMA MARCA

Fortalecer uma marca, não é mais uma necessidade, é uma sobrevivência

 

Ao acordamos até o momento de dormir, todas as nossas ações sofrem influências da publicidade.  Um simples passeio ao Shopping, uma atualização diária através da internet ou nos jornais, uma leitura agradável em revistas, ouvir uma rádio ou um simples passatempo em frente a televisão, tem se tornado cada vez mais um passeio visual repleto de apelos publicitários criados para atingir todos os gostos e bolsos. Mas diante de tantas ofertas, o desafio maior das empresas é fazer com que sua marca seja bem lembrada, de maneira positiva e inesquecível para seu público.

 

Desta forma, várias marcas buscam seu espaço, tentando encontrar um consumidor fiel, mas o grande desafio é lidar com o consumidor volúvel. A estratégia para driblar a situação é investir em propaganda,  a fim de convencer o consumidor,  da qualidade e novidade do produto, tendo grande influência no processo de decisão através da sua marca.

 

Se a marca de sua empresa ou de seus produtos não estiverem sempre em evidência, com certeza não serão lembradas na mesma proporção daquelas que seqüencialmente aparecem a vista do público todos os dias, seja na internet, em jornais, revistas, rádio ou TV.

 

Então vem a pergunta: - Como as supermarcas,  tão poderosas e conhecidas foram construídas e o que continuam fazendo para enfrentar a concorrência e lidar com esses consumidores volúveis?

 

E as empresas começam a ficar ocupadas com preocupações do tipo “por que não conseguimos aumentar nosso volume de vendas se o nosso produto é tão bom ou melhor do que aquela marca que está anunciando todos os dias nos jornais, revistas, internet  ou na TV?” E a resposta vem de imediato: - A sua marca simplesmente não é conhecida, porque não é vista, e tudo o que não é visto também não é  lembrado.

 

Hoje em dia as empresas fazem lançamento e reposicionamento de novos produtos e marcas, mas esquecem de lembrar os consumidores através da publicidade, que querendo ou não,  se tornou o canal direto com o consumidor. 

 

Uma marca, quando  conhecida e bem  lembrada,  atinge o faturamento esperado de qualquer empresa, pois quando ela chega neste estágio, já quebrou a barreira de escala e consegue atingir praticamente todas as classes sociais.

 

Até mesmo as grandes marcas, quando acham que não devem mais investir em publicidade, acabam sendo esquecidas pelos consumidores. Prova disso, vou citar como exemplo as famosas sandálias Havaianas, que apesar de resistir e  chegar aos anos 90, sua marca já estava esquecida até mesmo pelo seu principal público consumidor da classe média, que acabou trocando por outra marca mais evidenciada pela publicidade. Então decidiu dar a volta por cima e  retornou mais forte, e a sandália evoluiu de um simples pé de chinelo, para um chinelo da moda. Nessa nova aparição da marca das  sandálias Havaianas, a publicidade virou a alma do negócio e a verba publicitária cresceu,  e hoje responde  por um considerável percentual das vendas.

Manter a publicidade da marca de  sua empresa em evidência, mesmo em tempos de crise, virou hoje mais do que uma necessidade, mas também um gerador de negócios de sucesso nas vendas.

 

“A publicidade é sem dúvida a alma do negócio, desde que seja vista, e mais do que isso... lembrada.”

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