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Visão de Negócios

Por Kátia Della Tôrres
e-mail: katiatorres@vipsdosul.com.br

CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO DETERMINAM UMA VENDA

Se você quer ser um vendedor de sucesso, tenha uma certeza: nada caí do céu, principalmente um cliente.

Conquistar um cliente exige mais do que técnica, cuidado e inteligência.  Em uma venda, o cliente precisa ser cercado por todos os cuidados e atrativos que o levem a comprar seu produto ou serviço.

 

PRIMEIRO: Esqueça o medo e a vergonha, pois o profissional de vendas que tem medo e vergonha não é digno de ser chamado de profissional de vendas.  Da mesma forma, se não tiver coragem nem inteligência para fazer uma boa abordagem, o cliente vai te desprezá-lo. Esqueça também as perguntas do tipo: “O senhor precisa de ajuda?”

Você tem que entreter e encantar o cliente, fazendo com que ele tenha no mínimo confiança em tí.

 

SEGUNDO: O cliente geralmente só compra o que precisa. Há vendedores que são verdadeiros chatos de galocha, e que muitas vezes perdem tempo chateando o cliente, falando de especificações técnicas que acabam cansando e tirando a paciência do cliente, pois a maioria dos clientes não está nem aí para coisas técnicas, ele quer ser bem atendido, pagar a conta e ir embora, então esqueça algumas coisas técnicas que afinal acabam só te atrapalhando, ele quer saber apenas se o produto que ele está comprando vai resolver o problema dele, com qualidade e segurança ou que ainda vai satisfazê-lo e pronto.  Por isso pergunte sem ser chato e responda sem ser técnico. Fale a linguagem de seu cliente, e não dos que empurram qualquer coisa para ganhar sua comissão.

 

TERCEIRO: Conheça bem os pontos fortes e fracos do seu produto e de seus concorrentes e lembre-se que informação aliada a bom senso e inteligência é uma combinação perfeita aos olhos do cliente.

 

QUARTO: Não tenha medo de fechar a venda. Se você fez tudo direitinho, argumentou sem ser chato, explicou da melhor maneira e tirou todas as dúvidas possíveis do cliente, não tem o porque de não fechar a venda.  Mas se mesmo assim o cliente permaneceu com dúvida, e, pior, você não sabe o que fazer para tirá-lo desse estado e comprar de uma vez, vou dar uma dica de mestre, mas para executá-lo você além de ser um profissional de vendas, deve também ser um artista.

 

A mais ou menos dois anos atrás, um vendedor fez comigo algo que me impressionou muito. Eu estava em obras e comprando alguns materiais de construção, e, em uma determinada loja eu tinha gostado muito de um produto, mas não sabia se levava ou não, e olha que sou conhecida como uma pessoa decidida e organizada.

 

De repente, aproveitando um momento de hesitação, o vendedor tirou suavemente o produto das minhas mãos e perguntou: “Como a senhora deseja pagar, cartão ou cheque?” E foi indo em direção ao caixa comigo.  Não é que funcionou!  Saí da loja pensando que o vendedor foi um mestre. Se não tivesse sido o artista que foi com a habilidade que teve, provavelmente eu ficaria irritada por ele ter feito o que fez e como fez. Criatividade na hora do fechamento da venda sempre funciona. Então boas vendas e sucesso.

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