Estamos no mês da criança e logo em seguida o Natal está aí. Minha dica é que vendedores e empresários fiquem mais atentos a estes pequenos grandes consumidores que, cada vez mais atingem uma fatia grandiosa do mercado consumidor.
Tenho feito algumas pesquisas e notado que as crianças quando entram nas lojas, ainda não são atendidas como deveriam ser, pois a maioria dos vendedores, despreparados e desatentos ao mercado, dão mais atenção aos pais, quando deveriam focar mais à criança, e a primeira coisa que ela quer, é a atenção do vendedor.
Foi-se o tempo em que os pais entravam em uma loja e compravam para seus filhos o que o dinheiro podia ou que eles queriam.
Hoje, as crianças cada vez mais decididas, são as que escolhem o que querem, aonde querem e quando querem comprar. Isso tudo logicamente influenciado pela propaganda da televisão, dos anúncios em jornais e revistas, da internet, dos amigos, etc...
Em alguns aspectos vejo isso como ponto positivo, pois mostra que nossas crianças estão decidindo seu próprio futuro.
Como consultora, ministro muitos cursos e palestras, e foi num destes cursos (Orçamento doméstico) que ouvi um grupo de mães preocupadas em como dar uma “mesada” para seus filhos, a fim de que eles próprios pudessem gerenciar seus gastos. Então ouvi algumas mães dizerem:
- Eu vou dar tanto, a outra, tanto..., até que uma mãe disse:
- Eu não vou dar nada, pois meu filho tem 8 anos, tem tudo e ele mesmo ganha e gasta seu próprio dinheiro. As demais mães ficaram curiosas e perguntaram:
- Como assim? E a mãe respondeu:
- Meu filho tem uma bicicleta que ganhou de sua madrinha aos 6 anos e deste então ele planejou e fez um roteiro na escola e com os amigos que não tinham bicicleta. Ele aluga sua bicicleta por um determinado valor para um determinado tempo de horas, e tem dias que ele fatura até R$ 15,00 alugando sua bicicleta a R$ 5,00 pelo período de uma hora.
As crianças de hoje, a partir de seus 5 ou 6 anos já estão investindo em seus próprios talentos e “apostando em seus próprios negócios” para ganhar seu próprio dinheiro, pois não são todas que tem a sorte de ganhar uma “mesada” do pai ou da mãe para gastar.
Com tanta influência sobre o mercado consumidor, é lamentável que as indústrias lembrem delas apenas em datas especiais como o dia das crianças e natal, e o comércio, nem mesmo as próprias lojas que vendem exclusividades para crianças, esteja preparado para atendê-las, e atendê-las como elas querem e merecem.
Senhor lojista, lembre-se que é a criança e o adolescente que movimenta mais de 60% da economia do comércio e indústria do vestuário, brinquedos e papelaria, então trate ela com atenção e respeito que ela merece.
Neste mês de outubro, não poderia esquecê-las, pois nos tempos de hoje, posso lhes afirmar que aprendemos muitas coisas boas e inovadoras com elas. Também não poderia esquecer dos professores, que com seu amor e dedicação, transformam nossas crianças em crianças inteligentes e preparadas para um futuro melhor.
Parabéns Crianças e Professores, pois vocês merecem ser lembradas com muito respeito e carinho