Planejamento é nada mais nada menos do que estabelecer objetivos, diretrizes e procedimentos para desenvolvermos um bom trabalho. Infelizmente as pessoas não se planejam, e a falta de planejamento faz com que nossos desejos e idéias fracassem. Por isso as inovações e o planejamento são tão importantes e extremamente necessários para manter um negócio.
Aproveite este início de ano e inclua em suas prioridades um bom planejamento, criando uma rede de relacionamentos no seu dia a dia.
A inovação e o planejamento permitem que você determine o curso de um projeto, conduza à realização e se concentre nos objetivos, dando direção às tarefas, minimizando desperdícios e capitalizando oportunidades.
Num planejamento devemos considerar a comunicação, responsabilidade e a motivação como qualidades fundamentais nos relacionamentos. Muitas mudanças podem ser planejadas, mas é importante entender como as pessoas perceberão e como elas devem aceitar essas mudanças de comportamento.
Aproveite para formular estratégias sobre o aproveitamento de oportunidades de um bom planejamento, como assegurar que as posições conquistadas sejam mantidas ou ampliadas.
Já que você decidiu inovar e se planejar, então comece pelo básico, como saber qual o nome, telefone e e-mail de quem negocia com a sua empresa. Se conseguir isto, seu cliente já terá deixado de ser um número para você, depois, saiba se estes clientes têm contatado sua empresa, e o que eles têm desejado.
Tenho comprovado que ao fazer um diagnóstico com os colaboradores, descubro coisas que geram custos e não trazem resultados.
Muitos clientes abandonam a sua empresa sem fazer qualquer tipo de reclamação. Mesmo com a melhor equipe de vendas, crie a prática de visitar os seus clientes e fornecedores com frequência, além de comparecer a importantes eventos do seu segmento, e tenha certeza que os seus clientes sabem que as pessoas na sua empresa podem ajudá-los a resolver problemas como: produto com defeito, atraso na entrega e atendimento.
Calma... O ano está apenas começando, então aproveite para fazer um bom planejamento, seja você um empresário, um vendedor, ou simplesmente um desempregado. Se após ler este texto, você ainda não entendeu muito bem o que é Inovação ou um Planejamento, quem sabe a história abaixo lhe motive para esta mudança.
Exportação de Calçados
Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte e-mail para a direção da indústria: - "Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia.
Aqui ninguém usa sapatos.” Sem saber desse e-mail, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: - "Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos, ainda”.
MORAL DA HISTÓRIA: A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto de acordo como você planeja as coisas ou ainda como usa sua inovação.