Em minhas consultorias, a pergunta mais freqüente é: - Como consigo identificar um cliente que quer comprar, e o que devo fazer para não deixar ele ir embora sem que consiga lhe vender algo? Por mais que pensemos conhecer uma pessoa, ela sempre será uma “esfinge” para nós. Pense um pouco, quantas vezes você se surpreendeu com atitudes inesperadas de pessoas que pensava conhecer? Então, qual o caminho para atender o cliente, esse desconhecido e suas necessidades e vender mais a mais pessoas? Preste bastante atenção nos tipos de clientes que param à sua frente e não perca mais vendas. Tenha obsessão pelo cliente e esteja atento as modificações do mercado, obtendo com isso um alto grau de diferenciação, pois nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades e agem de igual maneira. Vou identificar para você diferentes tipos de clientes, seus traços característicos e quais as recomendações mais adequadas para lidar com cada perfil.
TIPOS DE CLIENTES
Cliente que se preocupa com preço
• Traços: acha caro antes de saber quanto.
• Sugestão: mostrar que produto bom tem preço justo, dar o preço com convicçâo.
Cliente bem humorado
• Traços: tem conversa agradável, costuma desviar do assunto de vendas, parece venda fácil.
• Sugestão: não resumir a argumentação de vendas, procurar dirigir conversa a assuntos ligados à venda, não encarar como venda fácil.
Cliente tímido
• Traços: tem medo de tomar decisões, busca conselhos, não se impressiona com vantagens do produto.
• Sugestão: transmitir confiança e coragem, ter paciência, ajudar na decisão.
Cliente calado
• Traços: não responde a argumentos de venda, não transparece o que pensa.
• Sugestão: fazer perguntas de forma a obter respostas, observar reações não-verbais.
Cliente briguento
• Traços: discute e expõe opiniões.
• Sugestão: deixar o cliente argumentar, evitar discussões, ouvir com atenção.
Cliente que se julga importante
• Traços: é vaidoso, pressiona o vendedor com objeções fúteis, não aceita opiniões alheias, procura desdenhar a oferta.
• Sugestão: apresentar sugestões e nunca conclusões, deixar que o cliente decida.
Cliente presunçoso
• Traços: aquele que sabe tudo, raramente argumenta, quer e precisa dominar.
• Sugestão: ser atento e demonstrar grande interesse por suas sugestões e comentários.
Cliente precavido
• Traços: é desconfiado e firme, gosta de debater e raciocinar.
• Sugestão: usar argumentos lógicos, fornecer detalhes e vantagens do produto, demonstrar confiança e conhecimento do produto oferecido.
Cliente de raciocínio lento
• Traços: quer sempre todos detalhes, é meticuloso, demonstra dificuldades em associar elementos.
• Sugestão: obedecer o ritmo do cliente, enfocar quantas vezes for preciso argumentos de venda e características e benefícios do produto, sem parecer irônico.
Cliente sabido
• Traços: é bem-informado, sabe o que diz, não se influencia facilmente.
• Sugestão: apresentar fatos e não opiniões, não esconder situações adversas, ser sincero e incisivo nas afirmações.
Cliente apressado
• Traços: decide rápido e bruscamente.
• Sugestão: atender com rapidez e precisão.
Cliente familiar
• Traços: deixa o vendedor à vontade e assim como diz sim também diz não.
• Sugestão: ter atitude sóbria, usar de familiaridade para fundamentar a venda.
Cliente leigo
• Traços: não conhece o produto e possui receio de comprar.
• Sugestão: explicar as vantagens e qualidades do produto.
Conseguiu identificar seus clientes? Então comece hoje mesmo a identificar cada cliente que você atenda e espero que essas informações manipuladas corretamente te tragam resultados eficazes e ótimas vendas