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Visão de Negócios

Por Kátia Della Tôrres
e-mail: katiatorres@vipsdosul.com.br

VOCÊ SABE ATENDER BEM O CLIENTE?

A pessoa que quiser ser bem sucedida na área de atendimento tem que saber sorrir, entender de gente, ser polivalente, ter velocidade, criatividade, visão e capacidade de realização.


No mundo dos negócios ganha quem for melhor. Melhor no meu entendimento é a pessoa possuidora de qualidade e incremento constante, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente, sabendo ouvir, entender e atender as mudanças nos desejos e expectativas do cliente.


Há atendentes que são fantásticos, mas há os que ficam prontos para dar o bote fatal. Quando o cliente entra, vão direto às frases desastrosamente engraçadas, do tipo:

- Fica a vontade! (Já imaginou se o cliente respondesse: - Não meu amigo, eu não vim até aqui para ficar a vontade).

- Posso te ajudar? (Como se ele fosse pagar tuas contas e resolver teus problemas).

  • Pois não seu José? (Como se todos os homens tivessem o mesmo nome).

  • Pois não patrão?

  • Já foi atendido chefe?

  • Qual é a sua graça?

  • Fala fera!

  • E aí cara?


Uma pesquisa mostrou que as frases mais ouvidas pelos clientes são:

- Posso te ajudar?

- O que era pra ti?

Este tipo de atendimento é típico das cidades do interior, onde a qualificação no atendimento é prioridade secundária.

Ao contrário das cidades serranas turísticas, os funcionários são treinados e recebem os clientes com um sorridente bom dia ou boa tarde, sendo os clientes apenas observados discretamente pelos atendentes, que ao sentirem a necessidade do mesmo, se aproximam e lhes oferecem ajuda.


Os clientes estão tão entediados de ouvir as mesmas perguntas, que até parece que os atendentes freqüentaram a mesma escola. Em contrapartida os clientes respondem:

- Só estou dando “umolhadinha”. Chato isso, não? Você já parou para pensar como está sua loja neste momento?

Deve estar “MOLHADINHA”, pois os clientes são mal atendidos insistentemente.


Mas então, como receber e atender um cliente? Use a velha e boa fórmula. Aquela dos tempos dos armazéns dos nossos avós e bisavós, onde o dono do armazém sempre sabia o nome do "freguês". Bom dia! Meu nome é Kátia e o seu? E assim que o cliente responde o nome dele, você “emenda” a conversa lhe dizendo que acabou de chegar à loja os últimos lançamentos e sai lhe mostrando. E depois, que você mostrou, cabe a você, conversando, perceber das necessidades que ele, cliente deixou escapar. E oferecer soluções criativas, atraentes e envolventes.


Alguns outros atendentes ousados e criativos usam a frase: O que posso lhe mostrar? Pode parecer estranha, mas é boa por diversos motivos: o que o cliente quer na realidade é que você mostre: mostre o produto, mostre as vantagens e benefícios, mostre alternativas, mostre que ele é importante, mostre atendimento sedutor.


Mostrar não tem conotação inicial de empurrar, forçar, convencer, é apenas mostrar.

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