Diante da crise econômica que nosso país atravessa, o desafio maior das empresas é fazer com que sua marca seja bem lembrada, de maneira positiva e inesquecível para seu público. Desta forma, várias empresas buscam seu espaço, tentando encontrar um consumidor fiel, que apesar da crise continua comprando.
A estratégia para driblar a crise é não desanimar e investir em propaganda, a fim de convencer o consumidor, da qualidade e novidade do produto, tendo grande influência no processo de decisão através da sua marca, porque apesar da crise, o consumidor não deixa de comprar, e se a marca de sua empresa ou de seus produtos não estiverem em evidência, com certeza não serão lembradas na mesma proporção daquelas que seqüencialmente aparecem à vista do público todos os dias, seja em jornais, revistas, rádio, TV e principalmente na web, onde os sites e redes sociais estão presente diariamente na palma do consumidor através de seu celular, tablet ou computador.
Então vem a pergunta: - Apesar da crise, como os pequenos empresários vão competir com as grandes empresas e suas supermarcas, tão poderosas e conhecidas e como lidar com esses consumidores que não estão investindo em compras? E as empresas começam a ficar ocupadas com preocupações do tipo “por que não conseguimos aumentar nosso volume de vendas se o nosso produto é tão bom, ou melhor, do que aquela marca que está anunciando todos os dias nos jornais, revistas, rádio, TV, sites e redes sociais?” E a resposta vem de imediato: - A sua empresa e a sua marca simplesmente não é conhecida, porque não é vista, e tudo o que não é visto também não é lembrado.
Mesmo diante de uma crise econômica, as empresas fazem lançamento e reposicionamento de novos produtos e marcas, mas esquecem de lembrar os consumidores através da publicidade, que querendo ou não se tornou o canal direto com o consumidor. Uma marca, quando conhecida e bem lembrada, atinge o faturamento esperado de qualquer empresa, mesmo diante de uma crise econômica, pois quando ela chega neste estágio, já quebrou a barreira de escala e consegue atingir praticamente todas as classes sociais. Vou citar como exemplo a famosa rede de lojas “Casas Bahia”, onde a publicidade virou a alma do negócio e a verba publicitária cresceu, e hoje responde por um considerável percentual das vendas. Até mesmo as grandes marcas, quando acham que não devem mais investir em publicidade, acabam sendo esquecidas pelos consumidores.
Então lembre-se: Manter a publicidade da marca de sua empresa em evidência, mesmo em tempos de crise, virou hoje mais do que uma necessidade, mas também um gerador de negócios e de sucesso nas vendas