Você é o VIP nº 3988991


Corpo em forma

Por Ani Lacerda, Personal trainer - CREF - RS-015967-G
e-mail: ani@acadciadocorpo.com.br

CUIDADOS COM A POSTURA PREVINEM DOR NAS COSTAS E PROBLEMAS DE SAÚDE

Cuidados com a postura ao dormir e sentar, fazer exercícios físicos regulares e cuidar da alimentação, ajudam a evitar as famosas dores nas costas e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Mas os cuidados com a postura devem continuar no seu dia a dia com pequenas coisas que passam despercebidas e muitas vezes devem passar por alguns ajustes. A maioria das pessoas que tem dor nas costas quer um exercício milagroso para curar o seu problema, mas o que muitas vezes acontece é que a postura no seu trabalho, dormindo ou dirigindo não é das mais adequadas. Os exercícios físicos devem fazer parte do tratamento para diminuir a dor e melhorar a postura, mas também no seu dia a dia os cuidados com a postura devem continuar, por isso devemos ficar atentos.

PRINCIPAIS ERROS DE POSTURA

DIRIGINDO: Cuidado para você não ficar com o ombro relaxado demais, pendendo mais para um lado do que para o outro, ou uma mão mais alta sobre o volante que a outra, fazendo com que um ombro fique mais alto que o outro. Mude de posição se você passa muito tempo no carro. Mantenha sua coluna reta e alinhada contra o assento do banco e não leve a cabeça a frente para conseguir enxergar.

NO ESCRITÓRIO: Por ficar na mesma posição por várias horas, pode gerar grandes problemas a sua saúde. Levante-se muitas vezes e fique atento para qualquer posição que você se sinta confortável por muito tempo, esta pode não ser a posição mais correta para você se manter. Tente organizar sua mesa colocando as pastas e materiais mais usados ao alcance das suas mãos.  Sua mesa deve ser ergonomicamente correta com apoio dos braços e apoio para os pés.

DORMINDO: A postura na hora de dormir é um dos aspectos que devemos ter cuidado e muitas vezes são negligenciadas. Passamos em média oito horas por noite em uma ou várias posições que podem ter um grande impacto sobre a sua postura durante o dia. Dormir com vários travesseiros empilhados ou um travesseiro muito alto, leva ao excesso de alongamento dos extensores do pescoço, contribuindo para uma anteriorização da cabeça podendo ser a causa de uma lordose cervical ou cifose torácica. Dormir de barriga para baixo contribui para uma curva lordótica excessiva, que pode levar a compressão exagerada da coluna lombar.

A melhor posição para dormir é de lado, com os dois joelhos dobrados, travesseiro entre os joelhos e a cabeça repousando sobre um travesseiro único. Em decúbito dorsal (de costas) o ideal é dormir com um travesseiro sob os joelhos, lençóis não apertados e um único travesseiro para a cabeça. 

Fazer exercícios de alongamento e fortalecimento do abdômen e lombar, cuidar da dieta e procurar a ajuda de um profissional é sempre muito importante. Mas, também precisamos ficar mais atentos ao nosso corpo quando não estamos nos movimentando, que é a maior parte do dia. São pequenas coisas como estas que se somam e contribuem para uma vida sem as dores constantes. Lembre-se que fomos feitos para o movimento.

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30


voltar ao topo