Nosso pé é uma complicada combinação mecânica, estrutural e de força. “Construído” para aguentar e apoiar enormes pressões, ele ainda tem que proporcionar flexibilidade e resistência. Realmente os pés são verdadeiras máquinas de engenharia, dado a sua complexidade e importância.
A forma com que realizamos nossa pisada é tão importantes que qualquer movimento errado, falta de técnica e ou calçado inadequado, podem gerar um excessivo gasto energético, uma diminuição de velocidade e até futuras lesões.
A OSCILAÇÃO CORRETA DE NOSSA PISADA É:
No calcanhar quando ocorre a maior absorção do impacto, depois passa para o meio pé onde há a fase de rolagem e distribuição de carga, finalizando com a impulsão no ante pé, onde a o desprendimento dos dedos. Tudo isso acontece de maneira automática, natural, porém bem trabalhado para aqueles que pretendem iniciar ou prosseguir praticando corridas.
A ENGENHARIA DOS PÉS
PÉS CHATOS, são aqueles que têm pouca curvatura do arco plantar. Deve-se usar tênis com maior controle de movimento e estabilidade.
PÉS NORMAIS, são aqueles que possuem um arco plantar normal e pode-se usar tênis para pisada neutra.
PÉS CAVOS, são aqueles propensos a pisada supinada e sua característica é de não ter boa eficiência na absorção de impacto. Desta forma necessitam de tênis com bom amortecimento.
Dedique um tempo para seus pés, treine a sua consciência corporal, sinta a sua pisada, a forma como seu pé chega ao solo e dispersa as energias, desenvolva cada etapa da passada, aprimore os gestos, condicionando seu corpo a sentir todo o movimento da caminhada ou corrida em perfeita harmonia.