Você é o VIP nº 3987575


Corpo em forma

Por Ani Lacerda, Personal trainer - CREF - RS-015967-G
e-mail: ani@acadciadocorpo.com.br

CUIDE DO SEU CORAÇÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que, no Brasil mais de 300 mil mortes a cada ano sejam devido a enfermidades do coração e  80% destas mortes poderiam ter sido evitadas através de hábitos saudáveis. 

 

A prevenção é uma forma econômica e eficiente para problemas gerais de saúde cardiovascular. Para prevenir infartos e de quebra proteger o cérebro de um possível AVC, invista em alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia, como cuidar da alimentação, (diminuir o sal), fazer exercícios físicos regularmente, hidratar-se, não fumar, ficar menos estressada e dormir 8 horas diárias. Estes são pequenos hábitos que podem melhorar, prolongar ou até salvar sua vida.

 

O exercício físico é um dos mais recomendados pelos médicos e profissionais da saúde, porém, todos os hábitos devem ser controlados e equilibrados para se ter efeito benéfico.  Precisamos sair do sedentarismo incluindo também outros fatores que são igualmente importantes. Se você é uma pessoa que faz exercício físico e não controla outros fatores de risco como obesidade, diabetes, estresse e tabagismo, vai estar na contramão da saúde de seu coração. 

 

Quando nos exercitamos regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem fazer muito esforço. O sangue flui melhor, tendo efeito vasodilatador e as artérias ficam mais saudáveis prevenindo os riscos de doenças cardiovasculares. A freqüência cardíaca para uma pessoa sedentária fica entre 80 a 100 batimentos por minuto, já uma pessoa ativa fisicamente os batimentos caem para 60 e 70 por minuto. Isso pode parece pouco, mas conforme alguns estudos, os riscos de complicações cardiovasculares podem diminuir em média 40%.

 

Para a saúde de seu coração aposte em exercícios que elevem sua freqüência cardíaca, isso faz com que seu coração precise trabalhar mais ganhando mais resistência. Aposte em exercícios de intensidade moderada como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, fazer aulas de ginástica como jump, step e zumba (aula de dança) combinando com exercícios de força que também favorecem a saúde cardiovascular. 

 

É muito importante que os exercícios sejam feitos com regularidade de três a cinco vezes na semana para se ter efeitos benéficos a médio e longo prazo. Mas lembre-se de fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. Procure sempre orientação de profissionais habilitados

Foto: Divulgação
Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30


voltar ao topo