Vários são os fatores que contribuem para obesidade. As causas podem ser genéticas, ambientais, psicológicas, distúrbios hormonais, medicamentos que contenham em sua formula cortisol, gravidez e pelo desequilíbrio no metabolismo energético, sedentarismo, entre outros. O desequilíbrio no metabolismo energético nada mais é do que o balanço entre a quantidade de calorias ingeridas e calorias queimadas, que varia de pessoa para pessoa. Em suma, quando se ingere mais calorias do que se gasta, há ganho de peso.
Podemos dizer que uma pessoa está obesa quando seus níveis de gordura corporal estão elevados. Geralmente, a faixa de peso saudável está entre um IMC (Índice de massa corporal) de 20% a 25%. Já de 26% a 30% é considerado acima do peso ou sobre peso e acima de 30% é considerada uma pessoa obesa. Este índice oscila na medida em que você ganha ou perde peso. Nosso peso corporal inclui além da gordura, músculos, ossos e água. No entanto, se o seu peso corporal está acima do ideal, o que deve ser levado em conta, é a quantidade de gordura corporal. Algumas pessoas, como fisiculturistas e outros atletas com muitos músculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.
Todos nós precisamos de certa quantidade de gordura para armazenar energia, para fazer isolamento de calor, absorção de impacto e outras funções. Como regra, mulheres têm mais gordura corporal do que os homens. Embora você não possa alterar sua herança genética, você pode mudar seus hábitos alimentares e níveis de atividade física.
Para saber como está seu percentual de gordura é necessário fazer uma avaliação física para medir o índice de massa corporal, com um professor de educação física. Esta avaliação vai permitir monitorar a evolução e os resultados de um programa de exercícios físicos feitos pelo profissional e de um planejamento alimentar realizado pela nutricionista.
Assim, você pode equilibrar as calorias que consome e as que gasta mudando seus hábitos alimentares, incluindo na sua dieta frutas, legumes, água, alimentos integrais e fazer exercícios físicos regularmente. Procure se movimentar mais no seu dia a dia, ter bons hábitos alimentares e se hidratar sempre. Assim você estará incluindo em sua vida mais saúde e bem estar.