Nosso organismo para funcionar bem, depende de uma série de reações bioquímicas que acontecem em nível celular. Estas reações são conhecidas como reações metabólicas ou metabolismo. Refere-se a um conjunto de transformações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes e substancias na célula, produzindo energia necessária para mantê-lo funcionando.
Em uma linguagem mais simples e objetiva, podemos dizer que metabolismo é a quantidade de calorias que nosso corpo queima para manter-se vivo. Uma parte da energia gasta por uma pessoa por dia é usada nas funções vitais como respirar, manter a temperatura corporal e com o funcionamento do coração. Também é preciso parte da energia para o gasto termogênico dos alimentos, ou seja, com o processamento dos alimentos consumidos, da mastigação até a absorção pelo organismo.
São vários os fatores que influenciam no metabolismo, como a idade, genética, sexo, peso, dieta e prática de exercícios físicos. Por esse motivo algumas pessoas gastam mais energia do que outras na mesma atividade. Por isso, algumas pessoas lutam para emagrecer e tem dificuldade enquanto outras comem muito, mas não engordam.
Não podemos mudar sua genética, mas podemos acelerar seu metabolismo seguindo algumas dicas que listamos abaixo.
Aumentar sua massa muscular: quanto mais músculo, mais veloz é seu gasto calórico. Por ser um tecido vivo queima calorias por mais tempo, independente da idade.
Alimentação: Diminuir a quantidade de açúcar principalmente após a refeição para evitar que a digestão de carboidratos e proteínas fique prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e assim engana o cérebro que sinaliza que esta com mais fome em menos tempo. Evite também as farinhas brancas, alimentos gordurosos e aumente o consumo de alimentos como nozes, castanhas e azeite oliva.
Pratique exercícios físicos regularmente: Combine exercícios físicos aeróbios e de força como a musculação. O exercício físico regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia.
Tomar de 8 a 10 copos de água por dia: a água é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios para o organismo, facilitando o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta dela desacelera o metabolismo.
Idade: nosso metabolismo começa desacelerar a partir dos 30 anos. Pesquisas indicam que isso acontece pelo fato das pessoas ficarem mais sedentárias a partir desta idade, acarretando na perda gradual de massa muscular. Menos massa muscular menor o metabolismo.
Treinar no inverno: Treinar em dias mais frios. O corpo gasta mais energia para se manter aquecido e com isso acelera o metabolismo. Então, nunca pare de se exercitar no inverno.
Faça com que seu metabolismo seja seu maior aliado para manter a forma!